Na região norte do litoral peruano se encontra um dos mais fascinantes sítios arqueológicos da América: O Complexo Arqueológico El Brujo
A região possui registros da ocupação de diferentes povos ao longo da história, inicialmente por caçadores e coletores em 14.000 a.C., seguido por sociedades mais complexas, até após o período colonial no século XIX. A denominação 'El Brujo' (em português 'O Bruxo') só surgiu por volta de 1960, enquanto o espaço era utilizado por curandeiros do Vale de Chicama para a realização de rituais.
Dentre todas os povos que habitaram a região, se destaca a civilização Moche.
A Civilização Moche
A civilização Moche ou Mochica, se desenvolveu na região litorânea do norte do Peru, por volta do ano de 100 a.C., mas só se instalou na região do Vale de Chicama 200 anos mais tarde, onde permaneceu até sua decadência em 800 d.C.Os moches eram metalúrgicos muito habilidosos mas seu maior legado foi a cerâmica. Por meio dela, eles representavam seu cotidiano, crenças, sexualidade e conflitos, sendo ela assim o registro histórico mais importante desta cultura. Ao visitar o museu do sítio, você poderá ver diversas peças de cerâmica moche que foram encontradas durante as escavações no local.
A Huaca Prieta, Huaca Cortada e a Huaca Cao Viejo são os principais monumentos que compõem o complexo, sendo esta última, o mais importante santuário moche do local e onde pode ser feita a visitação guiada.
Cerâmica moche em exposição no Museu Cao |
A Huaca Cao Viejo
A Huaca Cao Viejo é a templo religioso moche em formato de pirâmide truncada, com base quadrada de aproximadamente 120m de lado e 30m de altura. Toda a estrutura foi feita com blocos de adobe (argila), organizados de maneira a tornar a construção antissísmica.
Suas paredes são ricamente decoradas em relevo com figuras estilizadas de bagres, serpentes e peixes marinhos, sempre respeitando a característica de dualidade da arte moche (claro e escuro, norte e sul, dia e noite...), além das cenas de rituais e das diversas representações da principal divindade moche: Ai Apaec.
Esta huaca é muito semelhante à Huaca de la Luna em Trujillo. A disposição das salas e a decoração são paticamente idênticas! Recomendo visitar as duas construções e fazer um comparativo! Você vai perceber que o estado de conservação da Huaca de la Luna é melhor, mas as pinturas da Huaca Cao Viejo são muito mais detalhistas.
Huaca Cao Viejo |
Decoração em relevo, representando peixes marinhos e de água doce - dualidade na simetria |
Parede decorada próxima à tumba de la Señora de Cao |
A 'Señora de Cao'
No ano de 2005, durante as escavações na Huaca Cao Viejo, os arqueólogos encontraram a primeira tumba pertencente a uma rainha moche. Esta foi sem dúvida uma das mais importantes descobertas da arqueologia peruana.
Para a surpresa de todos, além de encontrar a tumba intacta, com todos os tesouros e ornamentos, o corpo da rainha sofreu um processo de mumificação natural, favorecido pelo presença de cinábrio, preservando até as tatuagens da pele da governanta!
A múmia da Señora de Cao está exposta no museu do sítio e é a atração principal do complexo arqueológico, junto com os artefatos da sua tumba e a reconstrução do seu rosto em impressão 3D.
Maaaaas... não crie expectativas! A múmia está exposta em um sala do museu onde só pode ser visto seu reflexo num espelho, além da visibilidade ser prejudicada pelas luzes dos expositores próximos.
Museo Cao, onde se encontra em exposição a múmia de La Señora de Cao |
Busto de La Señora de Cao |
Ao fundo a múmia de la Señora de Cao - Fonte: www.fundacionwiese.org |
Tatuagens de La Señora de Cao - Fonte: www.ancient-origins.net |
Como chegar
O El Brujo está localizado há cerca de 60km ao norte da cidade de Trujillo, na região chamada Vale de Chicama. Para chegar até o complexo, você pode optar por uma das seguintes opções:
- Transporte Coletivo
Esta opção é mais barata mas só é recomenda para quem ter maior disponibilidade de tempo e não esteja carregando muita bagagem.
1º) Tome um ônibus no Terminal Terrestre Santa Cruz com destino a Chocope (~60 min)
2º) Tome um coletivo até Magdalena de Cao (~20 min)
3º) Tome um mototáxi até o complexo arqueológico (~10 min)
O custo total de ida e volta é de aproximadamente S/. 15 por pessoa
- Táxi
Esta opção é mais vantajosa para quem está viajando em grupo ou quem não tem muito tempo disponível. Você pode negociar com o taxista para te levar e trazer de volta no final do tour, e te deixar de volta na sua hospedagem, aeroporto ou rodoviária. A viagem leva em torno de 70 minutos saindo do centro de Trujillo, ou 50 minutos se estiver saindo das proximidades do aeroporto. Vale lembrar que o pagamento deve ser feito somente no final da trajeto para evitar que algum motorista de má fé te deixe para trás.
Quando fizemos este tour, estávamos em 3 pessoas. Decidimos então pegar um táxi no aeroporto que nos levou para comprar nossas passagens de ônibus no centro de Trujillo, nos levou até o El Brujo e nos deixou no Terrapuerto de Trujillo, por S/. 150 no total.
Visitação
Funcionamento:
Segunda a domingo, das 09:00h as 17:00h
Ingressos:
• Inteira: S/. 10
Segunda a domingo, das 09:00h as 17:00h
Ingressos:
• Inteira: S/. 10
• Meia (estudantes): S/. 5
Guia:
Voluntário - se paga uma gorjeta pelo serviço
Voluntário - se paga uma gorjeta pelo serviço
Comentários
Postar um comentário